E aí, você conhece os seus gastos ocultos?

Publicado por daniela mainardi em

Em época de pandemia a regra é clara: fique em casa. Fala sério, você ficou em casa como nunca antes. Faz alguns meses que você não pode ir em festas, cinema e encontrar os amigos em um barzinho. Além disso, em qualquer saída deste tipo você, provavelmente vai gastar no mínimo com transporte e comida. Com este rolê da pandemia, você conseguiu economizar um bom dinheiro ficando em casa. Porém, além destes gastos, existem outros gastos ocultos no seu dia a dia.

Mais comuns do que você imagina

Esse tipo de gasto está bem presente na sua vida. Por exemplo: aplicativos de transporte. Por mais que seja uma alterativa mais barata de transporte para o seu bolso, se você for somar todas as corridas que faz em um mês vai ver que não é um valor tão baixo assim. Do mesmo modo, os apps de comida. Uma promoção ali outra aqui, mas se pedir mais de uma vez por semana, toda semana, pode ter certeza que o valor vai ser alto.
Outro gasto oculto comum são as taxas de banco e cartão de crédito. Além disso, o valor varia de acordo com cada banco, mas você tem que ficar de olho em tudo que é cobrado na fatura. Fique ligado.
Passeios no shopping são perigosos gastos ocultos. Afinal, você pode comprar por impulso coisas que não precisa. Ainda mais se for fazer um lanche ou tomar um café, os preços dentro de shoppings são sempre mais altos.
Mais um exemplo comum de gastos ocultos são as assinaturas de streamings. As famigeradas Netflix, Amazon Prime, HBO GO, Spotify, Deezer, entre outras. Separados, são valores baixos, mas se juntar tudo no fim do mês já faz uma diferença no orçamento.

Como diminuir os gastos ocultos

Estando em pandemia, naturalmente, você diminuiu o gasto com transportes de aplicativo. Mas depois que tudo normalizar, planeje um valor no seu orçamento para gastar com isso e não o ultrapasse. Sobretudo, aplicativos de comida a mesma coisa: defina um valor e não gaste mais do que o planejado para o mês.
Com relação aos bancos e cartões, fique esperto, você pode optar por serviços com taxa zero. Assim, você só vai pagar por aquilo que comprou sem precisar pagar nada à financeira.
Com os gastos ocultos do shopping, vale a mesma dica dos apps: planejamento mensal. Separe um valor todo mês para gastar com lazer, incluindo compras, saídas e delivery. Desta forma, você continua com as suas atividades, mas sem sair do orçamento.
Para os streamings, assine apenas o que você realmente usa. Assim, faça listas de prós e contras e opte pelo serviço que tem o melhor custo-benefício.

Se liga, cuide da sua grana

É muito importante você saber lidar com o seu dinheiro da melhor forma. Sobretudo, gastá-lo de forma eficiente e sempre pensando em como gerar mais capital.
Aproveite este tempo em que você está em casa e gastando menos para otimizar o seu dinheiro. Conte com a Ubuntu para alcançar este objetivo. Entre em contato conosco e fique por dentro das possibilidades que temos para você.


Você já nos acompanha nas redes sociais? Siga a Ubuntu Finanças no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro das novidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + um =