Prorrogação da entrega do Imposto de Renda até 31 de julho

Publicado por daniela mainardi em

Mais tempo para declarar o Imposto de Renda

Se você ainda não terminou ou não fez a sua declaração do Imposto de Renda, vai ganhar um tempo extra. Afinal, a Câmara dos Deputados aprovou a prorrogação da entrega até 31 de julho de 2021. Sobretudo, em relação às restituições, a data inicial era 30 de abril, mas com essa mudança prorrogaram até 31 de maio. Neste ano, o prazo foi prorrogado por 90 dias em função do agravamento da pandemia no país. Se você ainda não fez, saiba como incluir moedas digitais na sua declaração do Imposto de Renda clicando aqui.

O boom das micro e pequenas empresas

Segundo dados do SEBRAE, 2020 foi o ano das micro e pequenas empresas. Afinal, foram abertas 626.883 micro e pequenas empresas em todo o país, sendo 85% microempresas e 15% empresas de pequeno porte. Assim, de acordo com o Ministério da Economia, o registro de 2,6milhões de microempreendedores em 2020 representa o aumento de 8,4% em comparação ao ano anterior. Sobretudo, o MEI representa hoje 56,7% das empresas atuantes no país. Uma das principais razões deste aumento, é que muitas pessoas foram demitidas em razão da pandemia e precisaram criar novas formas de renda abrindo seus próprios negócios.

Pix estaria em risco?

Em busca de cortar gastos, o Governo Federal retirou a verba destinada a parte de tecnologia do Banco Central. Assim, segundo a economista Miriam Leitão, essa atitude inviabilizaria a manutenção e operação do Pix. Entretanto, outros especialistas afirmam que essa possibilidade ainda não é certa. Isso porque o Pix representa 60% de todas as transações feitas no país e os bancos pagam uma taxa de 0,01 a cada 10 transações realizadas. Além disso, o Pix é uma das prioridades do Banco Central atualmente, fazendo com que fosse justificado o remanejamento de novos recursos para área.


Você já nos acompanha nas redes sociais? Siga a Ubuntu Finanças no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro das novidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =