Entenda por que a poupança não é a melhor opção para o seu dinheiro

Publicado por daniela mainardi em

A poupança é a aplicação financeira mais conhecida e mais utilizada no Brasil. Entretanto, ela é de longe uma das menos vantajosas no quesito rentabilidade. Quando o assunto é aplicar o dinheiro para ter maior rendimento, a poupança se torna uma alternativa obsoleta comparada as opções de investimento atuais.

Dependente da Taxa Selic

O rendimento da conta poupança está ligado a Taxa Selic que, atualmente, se encontra em 2%. Visto que se a Taxa Selic estiver abaixo de 8,5%a.a a rentabilidade da poupança será de 70% da Selic + Taxa Referencial. Entretanto, a Taxa Referencial se encontra zerada há mais de dois anos. Assim, a rentabilidade atual da poupança corresponde a 1,4% ao ano.

Você pode perder dinheiro

A rentabilidade da poupança já é bem baixa e, além disso, você também pode perder dinheiro. Sobretudo, isso acontece quando é feito um saque fora da data de aniversário. Ou seja, quando o dinheiro é retirado em um dia diferente do que foi feita a aplicação.

Não deixe todos os ovos no mesmo cesto

Em razão destes grandes pontos negativos da poupança, muitas pessoas perceberam que não é vantajoso deixar todo o dinheiro lá. Então, a melhor dica referente a investir o seu dinheiro é diversificar. Escolha algumas instituições e coloque um pouco de dinheiro em cada uma, mesmo que bem pouco. Assim, fica mais fácil para você identificar quais delas terão o melhor retorno.

É possível começar com pouco

Se você não é um expert em finanças, mas quer começar a valorizar o seu dinheiro, é possível começar com valores baixos. Na UbuntuFin, você pode escolher o plano sem taxas que combina mais com o seu orçamento. Faça o cadastro gratuito no nosso site, acesse a nossa plataforma, escolha o plano e comece a otimizar o seu dinheiro.


Você já nos acompanha nas redes sociais? Siga a Ubuntu Finanças no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro das novidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =