Participação feminina em investimentos mais que dobrou no ano passado

Publicado por daniela mainardi em

Mulheres investindo mais

Segundo a empresa Apex Partners, a participação feminina em investimentos mais que dobrou no ano passado. Afinal, em 2019, o número de mulheres investindo na bolsa brasileira era de 388,7mil, e em 2020 subiu para 847,6mil. Segundo especialistas, essa guinada de investimentos femininos também se reflete no mercado de criptomoedas. Entretanto, este número de investidoras poderia ser maior caso não fosse a disparidade salarial entre homens e mulheres. Assim, pelo fato de, na maioria das vezes, mulheres ganharem menos do que os homens, acaba sobrando menos dinheiro para investimentos. Além disso, também existe a diferença histórica onde as mulheres estão há menos tempo podendo tomar decisões financeiras e podendo entender mais sobre o assunto. A participação feminina no mercado financeira ainda é pequena em relação a masculina, mas se espera que esse cenário vá evoluindo ao longo dos próximos anos.

Taxa de desemprego feminino é maior

No Brasil, as mulheres foram as que mais sofreram com a taxa de desemprego depois da chegada da pandemia. Assim, segundo o IBGE, o desemprego entre as mulheres brasileiras em 2020 foi de 16,4%. Ou seja, 37,8% superior a taxa de desemprego masculina. Do mesmo modo, em comparação ao salário, as mulheres também ganharam menos. O rendimento mensal dos trabalhadores homens foi de R$2724 e o das mulheres, R$2219.

Setor de serviços e indústria tem leve crescimento

Desde o início do ano, o setor industrial tem apresentado crescimento, segundo o IBGE. Conforme os dados, os estados que apresentaram evolução no setor foram o Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Sobretudo, a alta nesses estados representou um crescimento de 0,4% na indústria nacional. Do mesmo modo, o setor de serviços também apresentou um leve aumento desde janeiro, totalizando um crescimento de 0,6%.


Você já nos acompanha nas redes sociais? Siga a Ubuntu Finanças no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro das novidades.

Categorias: Economianews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =