O que são ações?

Publicado por daniela mainardi em

Quando o assunto é mercado financeiro, o termo ações tende a aparecer no meio da conversa. Então, o que são ações? E como elas funcionam de fato?
Ações nada mais são do que participações no capital de uma empresa, ou seja, representam frações do valor que aquele negócio gera. A aquisição de ações é feita em um mercado organizado, assim os compradores e vendedores fazem ajustes nos valores durante o tempo de negociação.
Quando você compra uma ação está automaticamente se tornando sócio daquele negócio. Desta forma, você estará sujeito a enfrentar crises dessa empresa e, também, ganhar dinheiro quando houver lucros. Logicamente, quando você adquire ações de uma empresa está visando gerar lucros com isso, entretanto o crescimento de negócios nem sempre é linear. Assim, os lucros e prejuízos acontecerão de acordo com as movimentações da economia e gestão da empresa perante diversos cenários.

Como funcionam

Uma das vantagens de adquirir ações é a rapidez do processo, tanto na compra quanto na venda. Diferentemente de quando você se torna sócio de uma empresa onde existem diversas etapas burocráticas, ajustes de contrato, entre outras coisas. A compra e venda de ações é mais versátil neste sentido, você pode adquirir ações e vendê-las em questão de poucos clicks.
Sobretudo, não pense que adquirir ações é uma forma de gerar capital rapidamente, elas são otimizadas a longo prazo. Se você tentar obter lucros a curto prazo, esteja preparado para ficar exposto aos altos e baixos do mercado. Mudanças bruscas estão sujeitas a acontecer em qualquer momento, então é importante administrar ações com cautela.

Ordinárias e Preferenciais

Existem dois tipos de ações no mercado brasileiro: ordinárias (ON) e preferenciais (PN). As ordinárias são as que fornecem poder de voto, ou seja, permitem a participação nas decisões de estratégia de empresa. Assim, quanto mais ações você tiver de determinada empresa, maior será o peso do seu voto.
No caso das preferenciais, elas concedem prioridade no pagamento de dividendos e reembolso de capital. Por padrão, este tipo não fornece direito ao voto, entretanto isso pode variar de acordo com o estatuto de cada empresa.

Planejamento é essencial

É importante lembrar que nada é garantido, o mercado está sempre suscetível a mudanças drásticas, como, por exemplo, a pandemia do Covid-19. Lidar com ações não é uma tarefa fácil, exige atenção e dedicação. Se você tem interesse em otimizar o seu capital, pode contar com a Ubuntu para te ajudar a alcançar este objetivo de uma forma simples e sem precisar se preocupar em acompanhar o mercado, fazemos isso por você.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Estamos à disposição para lhe orientar sobre o mercado financeiro e lhe ajudar a otimizar o seu capital.


Você já nos acompanha nas redes sociais? Siga a Ubuntu Finanças no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro das novidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =