O que é blockchain

Publicado por william em

o que e blockchain

Blockchain e Bitcoin são assuntos que vem sendo discutido cada vez mais e estão virando noticia nos principais meios de comunicação. Porem entender o que é Bitcoin e Blockchain pode ser um pouco complicado para quem não está familiarizado com este assunto.

Hoje de forma resumida vamos explicar o que é Blockchain, para que serve e onde podemos utilizar esta tecnologia.

Blockchain é um banco de dados onde as negociações ficam registradas, ele serve como um livro de registros de contabilidade público compartilhado no qual toda a rede Bitcoin confia. Todas transações confirmadas são incluídas na cadeia de blocos. Desta forma, as carteiras de Bitcoin podem calcular seu saldo disponível e novas transações podem ser verificadas para que se possa usar Bitcoins que são realmente de propriedade de quem está gastando. A integridade e ordem cronológica da cadeia de blocos são protegidas por criptografia.

A tecnologia é bastante inovadora. Cada bloco da Blockchain é formado por várias informações sobre as diversas transações e possui uma assinatura digital única, chamada de hash ou proof of work. Essa assinatura funciona como uma impressão digital do bloco e ajuda a dar mais segurança ao processo, já que tudo é criptografado. Essa hash funciona como um elo de ligação entre os blocos, já que um bloco carrega sua própria hash e também a hash do bloco anterior. Com isso, vai se formando a cadeia, ou corrente, que liga vários blocos de informação entre si. Os responsáveis por reunir as informações em blocos e juntar um bloco ao outro são os mineradores que falaremos no próximo post. É provável que você já tenha ouvido falar deles. Essas pessoas reúnem as transações que ainda não foram inseridas em um bloco e as adicionam à Blockchain com a hash certa. No entanto, para fazer isso, é preciso realizar cálculos complexos, que hoje em dia só são feitos por diversos computadores potentes. Como contrapartida, os mineradores recebem uma recompensa em Bitcoins pelo serviço prestado validando as informações.

Muitos usuários acreditam que a tecnologia do Blockchain pode ser a nova forma de armazenar e acessar informações de maneira compartilhada. Em sistemas financeiro, já estamos vendo a Blockchain mudando o panorama. A expectativa é que essa tecnologia ajude a simplificar os sistemas operacionais e mantenha um ambiente mais seguro, livre de fraudes.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Blockchain

https://blog.toroinvestimentos.com.br/bitcoin-blockchain-o-que-e

https://bitcoin.org/pt_BR/como-funciona


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =