Economia doméstica: saiba como poupar dinheiro em casa

Publicado por daniela mainardi em

Existem vários gastos da casa que podem ser reduzidos, mas você sabe por onde começar? Com o intuito de ajudar você a praticar a economia doméstica, separamos algumas dicas para serem aplicadas no seu dia a dia.

Economizando água

Pode parecer bobo, mas feche a torneira enquanto você escova os dentes. Dessa forma, você pode economizar até 12 litros de água. É bastante coisa, não é mesmo? Do mesmo modo, conserte as torneiras com vazamento, não parece muito mas pode chegar a desperdiçar mais de mil litros por mês de água.
Caso você tenha pátio e precise molhar as plantas, use um regador no lugar de uma mangueira. Sobretudo, ele utiliza bem menos água. Além disso, se você puder molhar as plantas na parte da noite é mais prudente. Assim, você garante mais aproveitamento da água, pois sem a presença do sol a evaporação diminui.
Na questão da máquina de lavar, espere juntar quantidade de roupa suficiente para atingir a capacidade máxima permitida. Assim, você garante mais economia de água e luz, em vez de lavar várias vezes com menos roupa.

Economizando energia

Dê valor a luz natural. Assim, aproveite a luz solar sempre que possível e diminua as lâmpadas acessas durante o dia. Do mesmo modo, durante a noite, apague a luz do cômodo depois que deixar o ambiente. Não é um hábito que todos possuem, mas você vai ver que no fim do mês faz uma diferença na conta. Além disso, dê preferência para lâmpadas de led. Elas são 80% mais econômicas do que lâmpadas incandescentes.
Ao escolher eletrodomésticos para a sua casa, de preferência aos que possuem a classificação A. Este tipo consome menos energia, ou seja, são mais econômicos no dia a dia.

Economizando na cozinha

Você pode fazer a sua própria horta sem precisar de muito espaço. Assim, separe alguns vasinhos e plante temperos uteis no dia a dia. Desta forma, você economiza e tem opções frescas ao seu dispor.
Uma outra dica é manter o congelador cheio. Isso porque quanto mais espaço vazio tiver, mais força o motor da geladeira precisará fazer para manter tudo congelado.

Poupe para crescer

O ato de economizar no dia a dia lhe permite redirecionar este dinheiro para outros caminhos. Você pode otimizar este dinheiro extra e realizar seus sonhos. Com a UbuntuFin, você pega este capital que ficaria parado na sua conta e aumenta o seu patrimônio. Conte conosco para otimizar o seu dinheiro sem taxas e sem complicações. Entre em contato conosco e saiba como.


Você já nos acompanha nas redes sociais? Siga a Ubuntu Finanças no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro das novidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 2 =