Tirando suas dúvidas sobre o mercado financeiro

Publicado por daniela mainardi em

Muito é em mercado financeiro, das suas mudanças e os impactos dele na economia. Mas o que de fato é? Como ele funciona? Como ele nos afeta? Resumimos aqui o assunto para você tirar suas dúvidas sobre o mercado financeiro.

O que é?

O termo mercado financeiro corresponde a um ambiente de negócios onde seus participantes fecham acordos. Assim, são negociados títulos, moedas, mercadorias, ações, entre outros ativos com valor financeiro. Sobretudo, o maior representante do mercado financeiro brasileiro é a Bolsa de Valores de São Paulo, onde o principal índice é a Ibovespa.

Como funciona?

O mercado é baseado nas pessoas ou empresas que possuem um dinheiro sobrando e querem que ele seja otimizado. Assim, elas emprestam esse valor para quem precisa de capital para executar um projeto. Além disso, quem empresta o valor também é considerado um comprador. Isso pois ele adquire o débito de uma pessoa ou empresa para receber o pagamento com juros.

Ramificações

O mercado financeiro se divide em quatro tipos: mercado de crédito, mercado de câmbio, mercado monetário e mercado de capitais.

Mercado de Crédito: correspondem aos famosos cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal, etc. Neste segmento o dinheiro é emprestado a empresas ou pessoas físicas que devolverão com juros.

Mercado de Câmbio: são as trocas de moeda, ou seja, operações de câmbio. Aqui acontecem as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central é o responsável pela administração dessas operações.

Mercado Monetário: Neste segmento acontecem as transações a curto prazo. Esse mercado é responsável pela liquidez da economia, e também monitora a quantidade de dinheiro circulando, as taxas de juros e as concessões de crédito do país.

Mercado de Capitais: é neste mercado em que se encontram as corretoras, as bolsas de valores e instituições financeiras, como, por exemplo, a Ubuntu. Sobretudo, dentro deste segmento acontecem dois tipos de negociações: mercado primário e mercado secundário. No primário são negócios que ocorrem diretamente entre emissor e comprador. Já no secundário, ocorrem apenas trocas de titularidade como, por exemplo, um indivíduo vendendo uma ação.

Mesmo sem saber, você já faz parte

É possível que você participe do mercado financeiro mesmo sem saber. Mas o que isso significa? Quando sobra um dinheiro na sua conta e ele fica parado lá, o banco usa ele em aplicações. Basicamente ele usa o seu dinheiro para emprestar para outros correntistas que estão solicitando empréstimos, e depois o banco recebe este valor com juros. Por isso, não deixe dinheiro parado, você não otimiza o seu capital enquanto o banco faz isso e você não recebe o que deveria. Na Ubuntu valorizamos o seu dinheiro. Otimizamos os seus ganhos e você acompanha toda a evolução do seu capital. Fale conosco e descubra como.


Você já nos acompanha nas redes sociais? Siga a Ubuntu Finanças no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro das novidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =