Como exercer o consumo consciente

Publicado por daniela mainardi em

Todos somos consumidores de muitos produtos e serviços, mas como exercer o consumo consciente? Além disso, como gastar e se manter no orçamento? Para te ajudar, selecionamos algumas dicas para ser um consumidor consciente.

Organize o seu orçamento

Para saber o quanto você pode gastar é preciso estar em dia com as finanças. Assim, ficará mais fácil para separar um valor por mês para seus gastos fixos e outro para gastos variáveis. Sobretudo, quando não se tem controle financeiro, você fica muito mais suscetível a gastar mais do que pode. Além disso, evite as compras impulsivas. É importante planejar as suas compras para conseguir gastar menos e da melhor forma.

Impactos do seu consumo

Em um mundo tão globalizado e consumista é difícil mudarmos nossos hábitos, mas com pequenos passos já podemos fazer uma diferença. Então, tente consumir apenas o necessário, evitando desperdícios e lixos sem necessidade. Além disso, se possível opte por produtos com embalagem refil ou a granel. Assim, você gera menos lixo e menos impacto ambiental.

O barato que sai caro

As vezes optamos por opções mais baratas de produtos ou serviços, mas será que vale mesmo a pena? Se é algo que você vai usar com muita frequência, algo para sua vida profissional ou até mesmo um serviço para a sua casa, será que não vale a pena gastar um pouco mais e ter um produto/serviço de qualidade? Afinal, muitas vezes optamos pela opção mais barata e ela não dura nem metade do tempo que deveria ou tem qualidade muito inferior e não cumpre sua função corretamente. Assim, isso acaba fazendo com que tenhamos que gastar novamente em um novo produto/serviço. Então, antes de escolher em qual opção você vai gastar, pare e pense se não vale a pena investir um pouco mais.

Bolso preparado

Quem se planeja financeiramente tem muito mais facilidade para alcançar seus objetivos. Para esta missão você pode contar com a UbuntuFin. Te auxiliamos na otimização do seu dinheiro de forma justa e transparente. Na nossa plataforma você tem acesso a diferentes planos taxa zero que combinam com os mais variados objetivos financeiros. Faça o seu cadastro gratuito e comece hoje mesmo a valorizar o seu dinheiro de forma simples e eficiente.


Você já nos acompanha nas redes sociais? Siga a Ubuntu Finanças no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro das novidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − catorze =