4 hábitos de quem está sempre com dívidas

Publicado por daniela mainardi em

É normal que pessoas com dívidas tenham hábitos parecidos. Afinal, são essas atitudes que geram os endividamentos. Para ajudar a identificar esses costumes, selecionamos alguns exemplos bem comuns de hábitos da pessoa endividada.

1 . Gastar mais do que recebe

Parece meio óbvio, mas muita gente tem dificuldade em adaptar seu estilo de vida à realidade do salário que recebe. Por isso, acaba estourando limites dos cartões de crédito e pegando empréstimos para pagar o que deve.

2 . Criar uma dívida para pagar outra

Quando a pessoa faz um empréstimo para pagar uma dívida, na verdade, está criando uma nova. Além disso, se a pessoa já não se organizou para pagar a primeira, existem grandes chances dela criar uma segunda dívida.

3 . Não ter uma reserva de emergência

Muitas pessoas não dão o devido valor à reserva de emergência. Afinal, não se preocupam em estar com uma segurança financeira caso aconteça alguma coisa. Só que aí é que está o erro, pois a emergência não dá aviso prévio e no momento de desespero a pessoa se endivida.

4 . Não ter planejamento

Normalmente, quem se endivida não tem um planejamento financeiro. Além disso, a pessoa também não tem objetivos definidos e só pensa em resultados a curto prazo.

Organização

Para evitar as dívidas, a principal dica é se organizar. Afinal, é importante ter tudo na ponta do lápis: quanto recebe, gastos e contas. Nem sempre é fácil mudar os nossos hábitos, mas o importante é começar de alguma forma. Assim, se você tem dívidas, procure formas de negociá-las e corte todos os gastos que são desnecessários. Ainda que não seja fácil cortar gastos, tente então pesquisar e substituir por opções mais baratas. E não esqueça de montar a sua reserva de emergência. Aqui na UbuntuFin, você valoriza o seu dinheiro de forma justa e sem pagar nenhuma taxa. Fale conosco e descubra qual dos nossos planos mais combina com os seus objetivos financeiros.


Você já nos acompanha nas redes sociais? Siga a Ubuntu Finanças no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro das novidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =