3 dicas para colocar em prática a educação financeira familiar

A educação financeira é muito importante para nos ajudar a tomar decisões no orçamento. Assim, podemos decidir onde guardar o nosso dinheiro e como gastá-lo da maneira correta. Então, a melhor coisa a fazer é aplicar a educação financeira familiar. E ainda, ensinar os mais jovens sobre a importância de cuidar bem do dinheiro.
Dicas importantes
Selecionamos três dicas sobre educação financeira familiar para você aplicar e entender melhor o impacto dela no seu orçamento.
1. Metas de orçamento
Organize todos os gastos fixos da casa e tente diminuir os gastos variáveis. Assim, sua família vai saber o quanto poderá gastar por mês. Mas, para isso funcionar, juntos vocês podem estabelecer algumas regras. Como, por exemplo, tempo máximo de banho, não deixar luzes acesas em cômodos vazios e cortar gastos desnecessários.
2. Otimização das Compras
Separe um valor específico para as compras do mês. A partir de um trabalho em equipe, definam os itens essenciais para comprar. Imprevistos podem acontecer, mas tentem se manter no orçamento. Além disso, procurar por descontos é importante. Façam uma pesquisa de preços em conjunto.
3. Participação das crianças e jovens
É importante que as crianças participem da organização financeira da família e entendam o papel dela. Assim, para estimular, você pode usar cofrinhos coloridos e falar sobre a importância de aprender a cuidar do nosso dinheiro desde cedo.
Por outro lado, para os adolescentes, você pode entrar em assuntos mais aprofundados sobre finanças e ensinar meios de otimizar o dinheiro da mesada.
União
Algumas famílias enfrentam dificuldades no assunto comunicação. Porém, a educação financeira favorece o trabalho em equipe. Então, a família vai precisar dialogar mais e juntar forças para cumprir as metas financeiras estabelecidas. É aquela velha história da união faz a força.
Você já nos acompanha nas redes sociais? Siga a Ubuntu Finanças no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro das novidades.